CCIH do HSM intensifica orientações sobre higienização das mãos
Qui, 14 de Maio de 2020 17:26

 

alt

Nesse momento em que estamos no auge da pandemia do Novo Coronavírus, especialistas do mundo inteiro recomendam a lavagem das mãos como uma das maneiras importantes de evitar o contágio da Covid-19. No entanto, no dia 15 de maio de 1987, na Hungria, o médico-obstetra Ignaz P. Semmelweis incorporou a prática da lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. Uma iniciativa que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade das pacientes. Foi por esse motivo, que o dia 15 de maio se tornou uma data tão importante na luta pela conscientização sobre a importância do controle das infecções.

No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Estado do Ceará, a Coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) em parceria com a Gerência de Risco, vem orientando todos os profissionais do hospital sobre a forma correta de higienização das mãos e do uso dos EPI’s. Todos os anos são realizados eventos para esta finalidade. Esse ano, com a pandemia do Novo Coronavírus, essas ações estão acontecendo de forma diferente.

alt

Por medidas de segurança, as orientações vêm sendo repassadas aos gestores das unidades, enfermeiros e aos demais profissionais, através de informações por cartazes e com a realização de pequenas reuniões nos locais de trabalho, obedecendo assim o distanciamento social.