Terapias Integrativas no ambiente de trabalho
Sex, 06 de Março de 2020 13:45

alt

Os servidores e colaboradores do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) já podem contar com os benefícios das terapias integrativas. Toda quarta-feira estão sendo realizados atendimentos gratuitos para os funcionários. Durante o dia todo, a terapeuta Verônica Myurra realiza terapias individuais que auxiliam e previnem os mais variados distúrbios nos âmbitos físico, emocional e espiritual. Já o coordenador do Núcleo de Atendimento ao Cliente do HSM, Everton Barbosa, que concluiu o curso de Psicologia recentemente, está oferecendo orientações e estimulando a prática da meditação no ambiente de trabalho.

Toda terapia tem como principal função trabalhar o estado do “ser”, permitindo a melhoria do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, independentemente de crenças. Apesar disso, ainda existem muitos tabus relacionados ao tema já que muitas pessoas duvidam de que a terapia integrativa possa contribuir para dar mais qualidade de vida. Para a terapeuta, Verônica Myurra, a terapia integrativa trabalha o corpo, as emoções e alma da pessoa, ampliando a visão do todo. “O amor, como energia maior, tem o poder de ressignificar vidas e cada uma dessas terapias utilizadas tem sua base nessa energia amorosa do bem”, afirma.

A terapeuta faz parte da Associação Braços Abertos, entidade sem fins lucrativos. Ela realiza esse trabalho voluntariamente no hospital, utilizando técnicas como meditação individual, terapia thetahealing e terapia ayurveda. Ela atende na sala do Estar Técnico, onde transforma o ambiente, tornando-o acolhedor com almofadas, tapetes, fonte de água, música e um chá delicioso para acalmar os que chegam.

Ela ressalta que está muito feliz em poder colaborar com o cuidador do HSM. “Acreditamos que para ser um bom funcionário ou cuidador feliz e realizado em suas produções é necessário reconhecer o limite entre dedicação ao paciente e dedicação a si mesmo. É preciso que o cuidador esteja em harmonia e serenidade mesmo ante aos cansaços e obrigações de seu dia a dia no âmbito profissional e pessoal. Caso contrário, o estresse toma conta prejudicando o seu desempenho. Corpo e mente em equilíbrio e saudáveis fazem com que todos se sintam melhor. Nosso intuito é disseminar a paz e calma na alma nessa caminhada, onde todos somos um”, explica Verônica.

alt

 

Já o grupo de meditação do HSM tem como objetivo possibilitar um encontro entre os colaboradores do hospital pela prática da meditação. No encontro estão sendo repassadas modalidades diversas da prática, bem como a troca de informações e vivências. A meditação é uma prática que engloba um conjunto de técnicas que treinam a focalização da atenção. É um treinamento mental que busca produzir maior integração entre o corpo, a mente e o mundo externo. Diversas pesquisas apontam muitos benefícios para quem adquire o hábito da meditação, como redução de sintomas de estresse, ansiedade, depressão, além estar associada à percepção de um sentimento geral de bem-estar e afetos positivos.

“O objetivo de conduzir um grupo de meditação no HSM é promover um espaço de integração no intervalo das atividades rotineiras próprias do ambiente de trabalho, contribuindo com o bem estar e qualidade de vida por meio da prática da meditação. As práticas englobam diversos tipos de de meditação. Durante os encontros será incentivada a prática diária e o estabelecimento do hábito meditativo. Ao longo do tempo, com a prática da meditação, é possível prevenir e amenizar os sintomas de estresse, ansiedade, depressão e melhorar a capacidade atenção e concentração“, revela.

 

 

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter: Milena Fernandes

3101-4348

 

 

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5