Residência do HSM forma novos psiquiatras
Sex, 28 de Fevereiro de 2020 16:20

alt

A psiquiatria é uma especialidade da medicina. Portanto, para exercer a função, o médico deve ter passado pelos seis anos de formação básica em medicina e fazer mais três anos de residência em psiquiatria. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Estado, essa especialização é uma das referências no Norte e Nordeste do país e existe há 42 anos. De lá pra cá, já foram formados cerca de 200 psiquiatras.

A última turma, com nove alunos, concluiu o curso neste mês de fevereiro. Na sexta-feira, 28, foi realizada uma solenidade com descerramento de placa e com a presença dos residentes, familiares, preceptores e os diretores do hospital, Dr. Davi Queiroz e Dr. Frederico Araújo. O coordenador da Residência, Dr. David Martins, abriu o evento elogiando os novos profissionais formados. “Foram três anos de muita dedicação e estudo, onde cada um deles se destacou muito, demonstrando habilidade e competência para seguir a profissão”, frisou.

alt

O residente Helder Gomes, que agora está formado em Psiquiatria Geral, ressaltou que o sentimento que fica na conclusão da Residência é de agradecimento ao hospital. “Ficamos três anos aqui e sempre fomos muito bem acolhidos. A Residência em Psiquiatria do HSM é extramente completa, nos traz a oportunidade de atender diversos tipos de pacientes, conhecer e lidar com vários transtornos, trazendo segurança para seguirmos adiante”, afirmou.

Os residentes formados homenagearam o preceptor do curso, Matias Carvalho, que recebeu uma placa de homenagem e destacou as qualidades de cada residente. A secretária da Residência, Osarina Sampaio, também foi homenageada com uma placa de agradecimento pela presteza com todos. Muitos residentes se emocionaram ao durante a solenidade de encerramento da especialização e agradeceram aos profissionais que os conduziram durante todo o curso.

alt

Para ingressar na Residência em Psiquiatria do HSM é necessário participar do processo seletivo, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Todos os anos são ofertadas duas vagas para Residência em Psiquiatria para Infância e Adolescência e dez vagas para Psiquiatria Geral. Durante os três anos, os residentes atuam em todos os ambulatórios voltados para o atendimento à população: psicogeriatria, psiquiatria geral, psicose de difícil controle, primeiro surto psicótico, esquizofrenia, transtornos ansiosos, transtornos alimentares, psiquiatria infantil, neurologia, neuropsiquiatria, transtornos de humor, transtornos da sexualidade humana, interconsulta psiquiátrica, álcool e drogas, infância e adolescência, quadros psiquiátricos na gestação e puerpério, forense e transtornos do impulso.

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter: Milena Fernandes