lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Atenção à Infância e à Adolescência
Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência - NAIA
Seg, 29 de Junho de 2009 14:58

 

Quem somos

O Núcleo de Atenção à Infância e à Adolescência – NAIA compõe o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto - HSM desde março de 2005, funcionando com uma equipe multidisciplinar.

Tem como objetivos ser um serviço de referência no atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais, desenvolver atividades docentes junto à Residência Médica, promover pesquisa e favorecer educação continuada nas áreas afins, com estágio curricular.

Nosso trabalho pretende ver a criança e o adolescente na sua globalidade e nos seus múltiplos aspectos, com a finalidade de favorecer um bom desenvolvimento dentro de um contexto biopsicossocial.  Aborda as dificuldades que interferem na sua evolução, destacando, porém, a saúde. Favorece a família, valorizando-a, trabalhando suas dificuldades em grupos, de forma a torná-la apta a apoiar o paciente. Interage com a escola e rede de apoio, favorecendo uma melhor compreensão dos problemas, desistigmatizando-os e tornando possível vivenciá-los a fim de alcançar melhor integração e adaptação.

Disponibiliza serviços de Psiquiatria, Enfermagem, Assistência Social, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos de idade, servindo também de campo para produção de conhecimento científico nestas áreas.

 

Serviços disponibilizados

Atendimentos ambulatoriais: Psiquiatria, Psicologia, Psicopedagogia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

 

Atividades

- Serviços administrativos
- Reuniões de equipe
- Estudos de casos clínicos
- Atendimentos individuais em ambulatório
- Grupos Terapêuticos
- Visitas domiciliares e escolares

 

Nossa clientela

A clientela é constituída por crianças e adolescentes oriundos principalmente de famílias de baixa renda, referidas através do Sistema Único de Saúde, de diversas localidades do Estado. As queixas mais freqüentes são comportamentais, seguidas de dificuldades na aprendizagem, adaptação e psicossomáticas.

 

Diagnósticos mais freqüentes:

- Retardo Mental com alterações psiquiátricas
- Hiperatividade (TDAH)
- Transtornos Ansiosos
- Autismo Infantil – (TID -Transtorno Invasivo do Desenvolvimento)
- Transtornos da Conduta

 

Critérios de exclusão

- Retardo sem comorbidade psiquiátrica
- Delinquência sem comorbidade psiquiátrica
- Epilepsia sem comorbidade psiquiátrica
- Menores de 4 anos e maiores de 18 anos

 

Missão

Ser um referencial público de excelência na assistência à criança e ao adolescente, dentro de uma visão unificada em seus múltiplos aspectos: saúde, família e escola.


 

 

 

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5